Ir para o conteúdo principal

Trigema

Galeria

100% fabricado na Alemanha, com 5% mais eficiência

A TRIGEMA, o maior fabricante de vestuário desportivo e de lazer da Alemanha, conseguiu abastecer a sua produção de forma significativamente mais eficiente ao substituir o armazenamento no chão por estantes cantiléver. Para isso, a OHRA instalou estantes cantiléver e estantes porta-paletes, onde os tecidos produzidos na sua própria fábrica de malhas são armazenados temporariamente antes de seguirem para o acabamento. As grelhas permitem armazenar tecidos em diferentes estados, independentemente do seu formato ou dos meios auxiliares de transporte. Graças a este novo sistema de armazenamento, a TRIGEMA aumentou a eficiência da produção em 5%.

Armazém intermédio entre a produção e o acabamento

Desde o fio de algodão até à T-shirt acabada, todo o processo de produção têxtil é realizado internamente na TRIGEMA. Uma das etapas do processo de produção é o chamado “acabamento”: é aqui que o tecido é aperfeiçoado. É submetido a vários processos. A primeira fase é o pré-tratamento em máquinas de lavagem e branqueamento de última geração. Após a conclusão do processo de branqueamento, o tecido é tingido numa instalação de tingimento a frio. Por fim, passa por processos mecânicos para garantir que não encolhe.

O armazenamento no chão está a revelar-se cada vez mais um obstáculo

Até agora, a TRIGEMA armazenava os tecidos entre a “produção” e o “acabamento” num armazém no chão. Contudo, com o aumento da ocupação, o acesso aos diferentes artigos tornou-se demasiado demorado e complexo. Além disso, os artigos eram repetidamente danificados durante as necessárias transferências de stock. Também a aplicação do princípio First-In-First-Out (FIFO) exigia um esforço significativo. Quando surgiu a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento, a TRIGEMA aproveitou a oportunidade para reorganizar os processos logísticos no armazém intermédio, tornando-os significativamente mais eficientes.

Mais flexibilidade graças às prateleiras em grelha

O foco principal da reestruturação foi a transição do armazenamento no chão para um sistema em estantes. Como era necessário acomodar diferentes tipos de tecidos em vários estados, a TRIGEMA optou por estantes porta-paletes e estantes cantiléver da OHRA. Para evitar interrupções na produção, a instalação foi realizada num único fim de semana. As estantes porta-paletes foram parcialmente equipadas com pisos em contraplacado e grelhas, enquanto as estantes cantiléver receberam pisos em grelha, criando assim uma superfície contínua de armazenamento.

Mais eficiência no armazém

Em comparação com o armazenamento no chão, as quatro estantes oferecem cerca de 60% mais capacidade de armazenamento na mesma área. Como permitem acesso direto a cada item, os processos de entrada e saída tornaram-se, em média, 50% mais rápidos. Além disso, a aplicação do princípio FIFO (First-In-First-Out) é agora significativamente mais simples. No total, a utilização das estantes permitiu à TRIGEMA aumentar a eficiência da produção em 5%

Sobre a Trigema W. Grupp KG

Fundada em 1919 por Josef Mayer sob o nome Mechanische Trikotwarenfabriken Gebr. Mayer KG, a TRIGEMA tem sede em Burladingen, na região da Suábia, Alemanha. Desde 2024, a empresa é gerida pela quarta geração da família, Bonita e Wolfgang Grupp Jr. Atualmente, é o maior fabricante de vestuário desportivo e de lazer na Alemanha. Empresa familiar com forte compromisso social e económico, a TRIGEMA é reconhecida por investir em tecnologia de ponta e pela sua dedicação à manutenção da produção em solo alemão. Desde o fio de algodão até à T-shirt acabada, todo o processo de produção têxtil é realizado internamente, com tecnologia de última geração — qualidade de topo “Made in Germany”. Todos os processos são certificados de acordo com a norma STeP by OEKO-TEX®. Diariamente, cerca de 1.200 colaboradores produzem até 20.000 peças de vestuário.