Ir para o conteúdo principal

Staatstheater Stuttgart

O novo porta cenários móvel do Teatro Nacional de Stuttgart é tido como incomparável na Alemanha.

Em 2007, diversas instalações para armazenamento de cenários, adereços e figurinos foram dissolvidos e concentrados em um único complexo para armazenamento.

Em um saguão, está o coração do sistema de armazenamento; uma estante móvel de proporções consideráveis fora acomodada. Na verdade, as dimensões são impressionantes.

Em 20 fileiras de quase 60 m de comprimento e uma altura de cerca de 12 m, 560 cenários móveis em vários tamanhos e dimensões. podem atender cenas diversas. Com um porta cenário móvel de 8 m de comprimento, 2,30 m de largura, 2,80 m de altura e uma capacidade de carga de 3,000 kg é possível acomodar até mesmo carros de passeios sobre eles.

As 8 estantes duplicadas e móveis com 60 m de comprimento têm, cada uma, uma capacidade de carga de 180 toneladas. O cenário é instalado e desintalado por meio de uma empilhadeira de quatro vias com cabine retrátil.

Partes de cenários que não podem ser acomodadas nos porta cenários móveis, são armazenadas em paletes em posição vertical.

Através de um engenhoso sistema de segurança, todas as exigências da associação profissional puderam ser atendidas.

Para as apresentações no teatro, o cenário móvel respectivo precisava ser retirado das prateleiras e movido para a área especial de operações, onde caminhões circulam rapidamente carregando e retirando cenários do palco, garantindo assim, a montagem de cenas em pouco espaço de tempo.

Na área intermediária entre o porta cenário e o porta bastidores para os objetos de decoração e trajes, está a oficina onde novas cenas são montadas e ensaiadas.

Ao lado, em um depósito com três andares, pode-se encontrar todos os itens necessários para montagem de cenários, tais como mobiliário, luminárias, artigos de decoração, e assim por diante. Um andar inteiro é destinado para roupas, sapatos e acessórios. Não é de se admirar, já que apenas os figurinos ocupam juntos cerca de 2.400 metros no comprimento do armazém. Além disso, existem as prateleiras para sapatos, chapéus e outras peças.

Em suma, esse novo porta cenários em Stuttgart representa um sistema de armazenamento com condições de bom funcionamento para as performances noturnas de ópera, teatro e balé.


Projeto de galeria