Ir para o conteúdo principal

Nyfeler Holzwaren AG

Equilíbrio entre o Oeste e o Leste

O terreno íngreme e as condições de espaço apertado colocaram exigências especiais ao planeamento de um novo sistema de estantes exteriores para a carpintaria Nyfeler Holzwaren AG. A OHRA acabou por dividir a estante cantiléver de dupla face num lado Este e num lado Oeste ambos protegidos por um telhado comum de seis metros de profundidade, apesar das diferentes alturas de piso e uma superestrutura mutuamente compensada. O Nyfeler ganha significativamente mais espaço de armazenamento com a estante, poupa tempo durante o armazenamento e recuperação e tem menos danos na mercadoria armazenada graças à proteção contra influências atmosféricas diretas.

Antes: Empilhados ao ar livre

Até agora, a Nyfeler armazenava os blocos de faia, que a carpintaria utiliza para a produção do sistema de pistas de esferas CUBORO, entre outras coisas, bem como lenha e outros artigos, empilhados ao ar livre. No entanto, as paletes Euro utilizadas para este fim estavam constantemente a ficar desgastadas, resultando em pilhas perigosamente tortas. A fim de chegar à mercadoria, os artigos também tinham de ser recolocados de uma forma incómoda. Para os proteger do tempo, a Nyfeler ainda cobriu cada pilha com lonas - o que significou um grande esforço extra no manuseamento. Por último, mas não menos importante, o armazém ocupava uma área excessivamente grande.

Condições espaciais difíceis

Por conseguinte, a Nyfeler decidiu aumentar significativamente a eficiência do armazém através da instalação de um sistema de estantes cantiléver da OHRA. No entanto, o espaço previsto para o efeito exigia uma construção adaptada individualmente: Porque devido ao terreno, a base de um dos lados das estantes de dupla face estava 1,5 metros acima da do outro lado. Além disso, os camiões não podiam ser obstruídos quando manobravam no terreno apertado. E por último, mas não menos importante, tinha de haver espaço para uma grande variedade de mercadorias: Pilhas de tábuas até 4,4 metros de altura e até 5,5 metros de comprimento, bem como barris, sacos e outros artigos.

Estante com dois lados

Os designers da OHRA resolveram os desafios dividindo a estante: No lado ocidental mais alto, os montantes têm uma altura de 6,770 milímetros. A estes são anexados braços cantiléver de 1,5 metros de comprimento com uma capacidade de carga de 1000 quilogramas. Incluindo a base, formam quatro níveis de armazenamento. No lado leste, a altura dos montantes é de 8270 milímetros, compensando assim a diferença de altura do chão. As pilhas dos blocos de faia com peso até 10 toneladas são empilhadas na base deste lado. Um nível de armazenamento acima deste proporciona espaço para uma pilha adicional de tábuas com peso até 2300 quilogramas. Os lados leste e oeste também são compensados em comprimento: O lado leste começa alguns metros "mais tarde" - para que a base da estante não salte para a entrada nos cantos da estrutura e os camiões possam conduzir à volta da estante num raio apertado.

Todos os níveis de armazenamento das estantes estão equipados com grades metálicas, pelo que todos os tipos de mercadorias podem ser armazenados de forma flexível, independentemente do transportador de carga ou do equipamento de carregamento. As grades metálicas também permitem uma boa ventilação dos artigos armazenados, bem como uma visão clara durante o armazenamento e a recuperação. Braços de telhado de três metros de comprimento com uma inclinação ou declive de 11 graus são montados nas extremidades da cabeça de cada montante. O telhado, generosamente dimensionado, protege de forma fiável os bens armazenados das intempéries. As cargas de vento e neve que ocorrem com uma área de telhado tão grande foram naturalmente tidas em conta no cálculo estático das estantes.

Capacidade duplicada, tempo poupado

O novo sistema de estantes traz à Nyfeler toda uma série de vantagens, como salienta o Diretor Geral Remo Nyfeler: "Podemos agora armazenar o dobro no mesmo espaço. Além disso, poupamos muito tempo graças às distâncias de condução mais curtas e ao facto de os bens armazenados já não terem de ser protegidos por lonas". Apesar do seu tamanho, a estante mistura-se elegantemente com o seu ambiente.

Sobre a Nyfeler Holzwaren:

A Nyfeler Holzwaren AG foi fundada em 1937 e é atualmente dirigida pela terceira geração da família, Margret e Remo Nyfeler. A empresa familiar, sediada em Gondiswil, Suíça, emprega atualmente 14 pessoas. Fabricam os seus próprios produtos tais como rolos de massagem para os pés, jogos de madeira e artigos de madeira, produtos esses que são vendidos através de retalhistas especializados, bem como na sua própria loja de fábrica. Além disso, os artigos de madeira são produzidos em série a pedido, por exemplo, para presentes promocionais. No entanto, a produção está concentrada principalmente no sistema Cuboro. Este brinquedo de madeira consiste em mais de 100 elementos diferentes, a partir dos quais pode ser criado um número infinito de pistas de esferas através de uma combinação criativa e planeamento lógico.


Projeto de galeria

cantilever racking system
cantilever racking system
cantilever racking system
cantilever racking system
cantilever racking system
cantilever racking system