Ir para o conteúdo principal

Maderas Besteiro

Galeria

Tripla avaliação positiva em matéria de eficiência

A empresa Maderas Besteiro, que se dedica à transformação de madeiras, aumentou a sua capacidade de armazenamento graças a um sistema de estantes OHRA: As estantes cantiléver permitem o armazenamento eficiente de madeiras com comprimentos máximos de 13,5 metros, estantes porta-paletes personalizadas que conferem até 15 superfícies de armazenamento, com muito espaço para uma grande diversidade de artigos de Laminados de Alta Pressão (LAP). Comparativamente com o armazenamento original no solo e em estantes ultrapassadas, a Maderas Besteiro aumentou a sua capacidade de armazenamento em 20% com a mesma área de armazenamento, acelerando os processos de colocação e retirada em armazém em aproximadamente 30%, registando-se uma redução de 70% de danos na mercadoria.

Da trave à casa
Desde que a empresa Maderas Besteiro, fundada em 1930, se instalou em Lugo, no noroeste de Espanha, em 1970, que a sua capacidade de armazenamento e de produção tem aumentado continuamente. Atualmente fabricam os mais distintos produtos em madeira: traves, revestimentos para piso, passando por portas e cozinhas, revestimentos de fachadas e construções em madeira para casas com eficiência energética. No processamento de madeiras são utilizados equipamentos de última geração.

Sistema de armazenamento moroso
Na busca por uma eficiência equivalente em termos de armazenamento e uma maior capacidade de carga, a Maderas Besteiro ampliou o seu armazém. Aqui os mais distintos produtos de madeira são armazenados em euro paletes, em placas grandes de 3.660 x 2.100 milímetros ou sob a forma de traves compridas de 13.500 mm de comprimento. Até então a mercadoria era armazenada no solo ou em estantes. O acesso às várias mercadorias era complicado e moroso, sendo que os produtos de madeira eram continuamente danificados durante o handling. A capacidade de armazenamento deixou de ser suficiente para as necessidades da Maderas Besteiro enquanto empresa eficiente.

Estantes de acesso rápido
A OHRA instalou diversos sistemas de estantes na zona de armazém: estantes cantiléver, com braços com 1300 mm de comprimento e uma capacidade de carga de 750 quilogramas, com a primeira superfície de armazenamento a 5 metros de altura. São armazenadas sobretudo placas com um elevado volume de vendas e cuja retirada de armazém é rápida. Considerando que foi necessário colocar na zona de armazenamento das placas de LAP muitos outros artigos distintos, colocados em placas com 3050 x 1300 milímetros, foi montada uma estante porta-palete: Com um comprimento de aproximadamente dez metros e uma altura de 6 metros, dispõe de 15 níveis de armazenamento. Tudo isto resulta numa série de compartimentos de armazenamento por estante que permitem um armazenamento classificado, por formato, e consequente acesso rápido.

Processos mais céleres
A Maderas Besteiro conseguiu, com o novo sistema de estantes, acelerar significativamente os seus processos de logística e armazenamento, de acordo com Raúl Serna, responsável pelo projeto enquanto consultor comercial da OHRA: “Os tempos de movimentação e de armazenamento foram encurtados, os danos reduzidos e o comissionamento significativamente melhorado”: Salienta ainda que a ampliação atual é apenas uma de muitas: “Há quase 20 anos que a Maderas Besteiro amplia a sua capacidade de armazenamento com os sistemas de prateleiras OHRA.”