Ir para o conteúdo principal

Getzner

Acesso rápido às bobines de teares de têxtil

Até há pouco mais de um ano, a Getzner Textil Weberei, Gera, armazenava as bobines de teares necessários para a produção de tecido de têxtil de alta qualidade. No entanto, isto resultou repetidamente em danos nas urdiduras e dificultou o acesso aos órgãos de urdidura necessários no momento. Desde o final de 2018, o armazém de estantes de urdiduras da empresa está, portanto, equipado com estantes cantilever da empresa OHRA. As três estantes de até 25,2 metros de comprimento fornecem espaço para um total de 124 de órgãos de urdidura com um peso até 800 kg. Assim, existe atualmente um acesso direto a qualquer órgão de urdidura e a empresa tem uma boa visibilidade sobre as mercadorias armazenadas em qualquer momento. Com as novas estantes, também os danos nos órgãos de urdidura também são coisa do passado.

A Getzner Textil Weberei, uma filial da Getzner Textil AG, é uma fábrica de tecelagem Jacquard altamente moderna e produz tecido de têxtil para a região da África Ocidental. Os 233 funcionários da empresa produzem vários milhões de metros lineares de matéria-prima em 240 máquinas de tecer a jatos de ar. Os fios de urdidura necessários para essa finalidade são enrolados num rolo, o órgão de urdidura, e aguardam no armazém das bobines até serem usadas. Originalmente, a Getzner armazenava estas bobines de teares no solo, na cave do pavilhão de produção. Isto, no entanto, dificultou o acesso direto a órgãos de urdidura individuais, e ocorreram repetidamente danos durante o armazenamento e recolha. Além disso, a empresa tinha pouca visibilidade sobre o local de armazenamento exato.

A Getzner decidiu, rever o conceito de armazenamento em 2018: Em vez de armazenamento no solo, das bobines de teares deveriam ser armazenados num sistema de estantes da OHRA. A empresa é líder no mercado europeu de estantes cantilever e utiliza apenas perfis de aço compactos para todos os elementos de suporte das suas estantes. Assim, obtêm uma elevada capacidade de carga e estabilidade. Todas as estantes cantilever são fabricadas individualmente de acordo com as especificações do cliente, e acessórios versáteis permitem o armazenamento de uma grande variedade de mercadorias. Para a Getzner, a OHRA equipou com tubos de braço os braços cantilever de 800 milímetros de comprimento, cada um dos quais transporta até 800 kg. Estes impedem, de forma cuidadosa, que os órgãos de urdidura com mais de 2,5 metros de comprimento possam rolar para fora dos braços. 

No total, a OHRA forneceu e montou, até agora, três estantes cantilever de bobines de teares que podem ser armazenados em três níveis. As estantes têm entre 2,3 e 2,9 metros de altura — foram adaptadas à altura da sala na cave, para que o espaço seja aproveitado da melhor forma possível. A ampliação do armazém com mais estantes cantilever da OHRA já está em planeamento.

Sobre a Getzner Textil Weberei:

A Getzner Textil Weberei GmbH, com sede em Gera/Turíngia desde 1997, é uma filial da Getzner Textil AG, com sede em Bludenz, Áustria. O grupo de empresas é o principal fabricante de luxo de tecido de damasco para vestuário africano — estes tecidos também são produzidos em Gera. A Getzner é conhecida como um dos principais fornecedores de tecidos de moda, tecidos coloridos para camisas e moda empresarial, complementando a gama de produtos com tecidos técnicos. A empresa emprega cerca de 1700 funcionários na sua unidade principal e nas suas filiais, 233 desses só na unidade de Gera. 


Projeto de galeria