Galeria
Aumento das necessidades
Armazéns de estantes, nos quais os apoios do sistema de estantes servem em simultâneo como estrutura de suporte para o telhado e as paredes laterais, são uma opção interessante para empresas que necessitam rapidamente de capacidades de armazenamento protegido das intempéries. Proporcionam uma vantagem considerável em termos de custos relativamente a edifícios convencionais com sistemas de estantes separados. Além disso, a OHRA permite que os seus clientes reduzam ainda mais os custos através de contributos próprios. Assim, as empresas húngaras Farkas-Fa, uma empresa de processamento de madeira, e o comerciante de madeira Sarok-Fa, fabricaram e montaram elas próprias as estruturas do telhado dos seus armazéns de estantes OHRA, com a sua própria madeira.
Novas capacidades de armazenamento num curto espaço de tempo
Ambas as empresas necessitavam rapidamente de novas capacidades para armazenar tábuas, vigas e outras madeiras protegidas das intempéries. A Farkas-Fa e a Sarok-Fa optaram por armazéns de estantes baseados em estantes de cantilever. Pois a construção do armazém e a montagem das estantes são efetuadas simultaneamente e não separadamente, sendo possíveis tempos de construção significativamente mais curtos com esta conceção.
Versões individuais
Na Farkas-Fa, duas estantes de cantilever com 12,4 metros de comprimento formam as paredes. Como os apoios das estantes OHRA são produzidos a partir de perfis de aço laminados a quente e, portanto, providenciam uma elevada capacidade de carga, permitem grandes vãos na construção do telhado: na Farkas-Fa, a distância entre as duas filas de estantes é de 15 metros. Assim, uma terceira fila de estantes pode ser posteriormente colocada no centro do armazém sem dificuldades. A Sarok-Fa, por outro lado, optou por um armazém de estantes sem paredes laterais – isto permite que o ar se espalhe sem obstáculos através da madeira armazenada e a seque. Três filas de estantes de cantilever de dupla face servem de estrutura de suporte. Para a Sarok-Fa, uma caraterística importante das estantes OHRA foi o facto de os braços em cantilever suspensos de forma flexível poderem ser ajustados numa grelha de 100 milímetros sem ferramentas. Assim, as estantes podem ser adaptadas a qualquer altura a uma gama de produtos em mutação.
Construção do telhado como contributo próprio
Ambas as empresas dispunham de recursos humanos e de conhecimentos para efetuar a construção dos telhados como contributo próprio. A OHRA limitou-se a adaptar as fixações dos apoios das estantes às respetivas construções de telhados, em concertação com ambas as empresas.
Aumento da capacidade e da eficiência
Graças aos armazéns de estantes da OHRA, a Farkas-Fa e a Sarok-Fa puderam criar rapidamente novas capacidades de armazenamento em interior. Antes da construção dos armazéns de estantes, ambas as empresas armazenavam a sua madeira – pelo menos parcialmente – no chão. Graças ao armazenamento em estantes de cantilever, puderam agora aumentar significativamente a sua capacidade de armazenamento na mesma área de superfície. Ademais, beneficiam de um acesso mais fácil e célere às mercadorias, o que melhora notoriamente a eficiência no armazém.
O firmie Farkas-Fa
Firma Farkas-Fa została założona w 1989 r. jako tartak zajmujący się obróbką na zlecenie. Obecnie drewno jest cięte na całkowicie zautomatyzowanej linii produkcyjnej, a obróbka jest w pełni zmechanizowana. Farkas-Fa zajmuje się ponadto handlem drewnem i produkcją paneli, posiada także stolarnię.
O firmie Sarok-Fa
Firma Sarok-Fa została założona w 1998 r. jako rodzinne przedsiębiorstwo. Obecnie firma z siedzibą w miejscowości Nagydorog jest jednym z największych sprzedawców drewna w powiecie Tolna w południowo-zachodnich Węgrzech.