Ir para o conteúdo principal

Drevo Trust

Maior eficiência através do armazenamento automático em armazéns de painéis

A Drevo Trust, um dos maiores fornecedores de produtos para o fabrico de móveis e para decoração de interiores da República Checa, abriu um novo armazém para o armazenamento de materiais de painéis de madeira. Trata-se um dos primeiros armazéns automáticos de painéis na República Checa: A entrada e saída, a preparação de encomendas e de painéis únicos, e o aprovisionamento das encomendas relacionadas com os pedidos ocorrem de forma totalmente automática. Isso aumenta não só a eficiência de todo o processo de armazenagem e de preparação de encomendas, como também permite uma elevada otimização de utilização do espaço e reduz danos nas mercadorias. Um conceito completamente novo é o aproveitamento das vantagens do picking em duas etapas: A entrada e saída de encomendas do armazém são tratadas por um transelevador AS/RS Se uma ordem de remessa exige a seleção de vários painéis individuais, um manipulador a vácuo coloca os artigos prontos para enviar, pelo que várias encomendas podem ser processadas em paralelo. Assim, dois sistemas diferentes organizam as encomendas de maneira muito eficiente num menor espaço. O armazém foi fornecido pela OHRA, líder de mercado em estantes cantilever, em estreita cooperação com a empresa parceira Köttgen, que instalou os transelevador AS/RS.

 

No novo armazém central são armazenados, principalmente painéis de aglomerado e tampos para bancadas de cozinhas em diferentes dimensões e modelos. No total, o armazém oferece espaço para mais de 3400 paletes, que podem pesar até 2 toneladas e que normalmente medem 2.800 mm por 2.070 mm. Neste armazém são preparadas as encomendas para envio a clientes finais e filiais da Drevo Trust.

 

O armazém foi fornecido pela OHRA. A líder de mercado em estantes cantilever produz todos os elementos de suporte das suas estantes em perfis de aço maciço. Por essa razão, oferecem uma alta capacidade de carga e um design particularmente adequado ao aproveitamento excelente do espaço no novo armazém da Drevo Trust com 11 metros de altura. Os muitos anos de experiência da OHRA na implementação de sistemas de armazenamento de madeira totalmente automatizados foram uma vantagem neste projeto. O especialista em estantes já estava envolvido no projeto do armazém e por isso, trabalhou em estreita colaboração com a empresa Köttgen, que forneceu os transelevador. Desta forma, as interfaces entre o sistema de estantes e as unidades de controlo podem ser coordenadas entre si com precisão e garantidos os processos automáticos sem dificuldades.

No total a OHRA forneceu sete estantes cantilever com duplas e duas estantes simples, com 57 metros de comprimento. Os oito corredores são operados por dois transelevador. Nos corredores das estantes, é operado por dois transelevador. Os paletes são armazenados de forma caótica, que depois são transportadas para uma estante transversal instalada na parte frontal dos corredores da estante. Diretamente conectada a estas estantes, está uma plataforma de armazenamento fornecida pela OHRA. Foi instalado um sistema automático de vácuo na plataforma, que prepara os painéis individuais necessários para até cinco pedidos de clientes em paralelo. Os pedidos de clientes acabados são então transportados pelo transelevador para o ponto de transferência, de onde são finalmente retirados por um empilhador para expedimento.

Todo o sistema é controlado por um sistema de gestão (WMS) e de automação desenvolvido pela Drevo Trust. Dessa forma, os pedidos dos clientes são preparados automaticamente em dois turnos. Em comparação com os sistemas de armazenamento anteriormente utilizados pela Drevo Trust, o novo armazém permite uma utilização otimizada do espaço, os danos nas mercadorias foram significativamente reduzidos e o tempo necessário para o picking foi consideravelmente reduzido. Além disso, a qualidade do picking melhorou, os erros ao preparar as encomendas dos clientes foram minimizados. O novo armazém entrou em funcionamento em meados de 2019, e entretanto a Drevo Trust encomendou à OHRA a construção de armazéns adicionais.

Sobre a Drevo Trust:

A Drevo Trust AS, fundada em 2003, situa-se em Frýdek-Místek, na República Checa. A empresa de comércio de madeira coloca à disposição de marceneiros, carpinteiros e particulares interessados em bricolage, mais de 20.000 produtos para fabrico de móveis e decoração de interiores. Os produtos da empresa estão disponíveis em mais de 25 filiais, assim como na sua loja online.


Projektgalerie