Ir para o conteúdo principal

Corswarem NV, Belgien

Corswarem NV, uma empresa familiar com cerca de 40 funcionários, produz e monta, entre outras coisas, arestas e janelas atendendo grandes projectos. 

Para a fabricação de vários produtos, o cliente usa perfis de alumínio que têm mais de 6 metros de comprimento. Esses perfis são estocadas em recipientes conhecidos como SCHUCO-Alu-caixas. Cada caixa pesa cerca de 1600 kg. Estas são transportadas por uma empiladeira de quatro vias. 

As estantes Cantilever disponíveis, localizadas na parede do armazém, também estavam totalmente cheias, razão pela qual tornou-se necessário aumentar a capacidade de armazenamento. A área do salão era de apenas 9 por 23 metros. Como os perfis individuais só podem ser recolhidos manualmente, o desafio era criar mais espaço para armazenamento, apesar da altura das paredes do sistema serem relativamente baixas. Uma outra condição era a de que as estantes na parede continuassem as ser usadas. 

Corswarem procurou um consultor belga da OHRA com o propósito de encontrar uma solução viável para seu problema de armazenamento. 

Durante as reuniões com o cliente, diferentes possibilidades para um armazenamento prático foram discutidas. A solução ideal encontrada foi instalar um sistema com estantes Cantilever sobre carretos. Este sistema permite criar uma alta capacidade de armazenamento em uma área relativamente pequena. Cada via entre os corredores das estantes foi planejada de maneira que todos as respectivas estantes laterais à construção fossem operadas frontalmente. Isto não teria sido possível com estantes imóveis. 

Por razões económicas, os trilhos para os vagões de transporte foram colocadas no chão de concreto, e depois também cobertas com concreto. Esta solução é mais económica do que perfurar o piso pra instalar os trilhos 

Consultoria profissional, conhecimento de sistemas de armazenamento na indústria do alumínio, bem como o sistema com os trilhos, foram cruciais para que OHRA executasse esse projecto com maestria. Além disso, OHRA, ao contrário de outros provedores, oferece um motor por carreto. Isto significa que as estantes podem acomodar cargas mais pesadas, e os carretos transitam de forma uniforme e sem perturbações.


Projeto de galeria