Ir para o conteúdo principal

Bauking

Nem as inclinações constituem problemas

No âmbito da fusão de dois locais, a BAUKING também reorganizou o armazenamento dos seus produtos de madeira nas suas instalações de Lorup. Num novo pavilhão de estantes da autoria da OHRA, construído a partir de estantes cantiléver, os clientes do retalhista de materiais de construção podem agora encontrar todos os produtos de madeira reunidos centralmente, num único local. O sistema de estantes também oferece uma capacidade de armazenamento bastante superior, permitindo à BAUKING armazenar um maior número de artigos diferentes. A fim de drenar com segurança a área de armazenamento exterior, a laje do chão sobre a qual se encontra o pavilhão tem uma inclinação de 0,7% em duas direções. A OHRA compensou a inclinação suspendendo os braços das estantes cantilever numa grelha apertada e numa construção especial e flexível de cobertura.

Armazenamento distribuído, capacidades limitadas
Antes da reorganização da área de armazenamento, os produtos de madeira localizados em Lorup eram armazenados em diferentes locais, em parte no pavilhão principal, em parte também no exterior, desprotegidos das intempéries. O comprimento das traves e vigas armazenadas era limitado pelo espaço de armazenamento disponível, estando as capacidades de armazenamento quase esgotadas.

Mais artigos protegidos das intempéries num só local
A fim de proporcionar aos seus clientes uma melhor visão geral e um acesso mais rápido aos produtos de madeira, a BAUKING decidiu armazenar todos os produtos de madeira de forma centralizada no local, no novo pavilhão de estantes. Um pavilhão de estantes deste tipo, no qual as estantes funcionam como estrutura portante para a cobertura e paredes, é muito mais flexível e rentável do que um pavilhão de estantes de armazenamento clássico. A BAUKING projetou um pavilhão constituído por três filas de estantes de cantiléver, cada uma com cerca de 20 metros de comprimento. As estantes de cantilever, com mais de 7,8 metros de altura, têm até sete níveis de armazenamento.

Construção de cobertura flexível
As filas de estantes estão alinhadas num sentido de inclinação. Uma vez que os braços cantilever das estantes OHRA estão flexivelmente suspensos numa grelha apertada, as prateleiras poderiam facilmente compensar a diferença de altura de cerca de 14 centímetros ao longo do comprimento das prateleiras. A fim de compensar a segunda inclinação no sentido transversal às filas de estantes na construção da cobertura, a OHRA realizou uma cobertura conceção variável. Os braços da cobertura das filas de estantes não estão ligados entre si, permanecendo um "espaço vazio" de cerca 10 centímetros entre eles. A cobertura consiste numa cobertura flexível para que o interior do pavilhão permaneça seco. Esta solução de cobertura não só compensa a diferença de altura entre as filas de estantes, como também garante que as vibrações e tensões que ocorrem durante o armazenamento, por exemplo, não são transferidas entre filas de estantes. Isto protege a construção da cobertura de danos.

Maior oferta de produtos ao dispor do cliente
O novo pavilhão de estantes para produtos de madeira permite que a unidade de Lorup da BAUKING tenha processos de logística claramente mais eficientes. Os clientes têm assim acesso a uma maior oferta de produtos, tendo passado a ser possível armazenar artigos com até 13 metros de comprimento, por exemplo. Graças ao armazenamento centralizado de todos os produtos de madeira no sistema de estantes cantilever, os clientes têm mais rapidamente acesso ao produto pretendido.


Sobre a BAUKING:
A BAUKING GmbH está representada no mercado através de mais de 70 pontos de venda a retalho especializados e em cerca de 50 lojas hagebaumarkt no norte, leste e oeste da Alemanha. A gama de materiais de construção destina-se a empresas de construção e empresas de artesanato, bem como a entusiastas da bricolage. Com quase 4000 empregados, a empresa gera um volume de vendas do grupo de 1.45 mil milhões de euros (em 2021).


Galeria