Ir para o conteúdo principal

Acerinox Deutschland GmbH

Armazenamento optimizado para o centro de serviço de aço inoxidável

Rápido acesso e alta capacidade de entrega

A Empresa ACERINOX Deutschland GmbH em Langenfeld, filial da empresa ACERINOX S.A na Espanha, abriu em junho de 2003 na área industrial "Berner Feld" em Rottweil, um centro de serviços para aço inoxidável com uma área de armazenamento de 5.500 metros quadrados, que foi rapidamente ampliada para o tamanho atual de cerca de 8.500 metros quadrados

Razões para a construção do novo edifício foram, entre outras, a proximidade direta à muitos consumidores no sul da Alemanha e a boa localização também em relação aos outros países atendidos por ACERINOX Deutschland.

A gama de produtos da Acerinox inclui: Cintas resistentes à ferrugem e ácidos de padrão e larguras fixas, aços laminados a quente e frio, chapas planas, polidas, inoxidáveis, fios e ângulos

Na primeira fase, os materiais foram armazenados no piso do novo local, e posteriormente com o uso de uma empilhadeira, que os separava para entrega. Devido à demanda crescente e ao aumento associado na produção, a instalação de um armazém ainda mais equipado foi solicitada.

Critérios importantes para a reestruturação do armazém foi a possibilidade de acessar diretamente cada perfil a fim de economizar espaço de armazenamento e aumentar a capacidade de entrega rápida. O planejamento e posterior entrega de um novo sistema de armazenamento foi obtido com a ajuda da especialista e líder no mercado de estantes flexíveis Cantilever, a OHRA Regalanlagen GmbH em Kerpen. No início de 2006, se realizaram as primeiras reuniões entre funcionários responsáveis da Acerinox e consultores técnicos OHRA

O objetivo era acomodar mais de 3.500 toneladas de perfis de aço inoxidável em cerca de 1.500 prateleiras de diferentes tamanhos e comprimentos, de forma que o acesso directo a qualquer perfil fosse possível a qualquer momento. Além disso, essas quantidades deveriam ser dispostas em uma área de pouco menos de 1.500 metros quadrados.

A solução foi um sistema de estantes com altura de 7,50m e 14 camadas empilhadas com capacidade de armazenamento para 1200 quilogramas por prateleira com comprimento de 1.250 mm cada.

Guia de trilhos sobre os pés das prateleiras e uso de caminhões elevadores para quatro dimensões tipo Hubtex, permitiu criar um corredor de quatro vias de apenas 2,42 m, que seria controlado por um sistema de segurança, a fim de evitar o encontro de pessoas e caminhões nestes corredores estreitos

Na parte de trás das prateleiras o caminhão é parado automaticamente pelo transponder incorporado no chão. Uma vez em um corredor, o motorista pode se concentrar completamente na sua tarefa de entrada e saída de mercadorias. Em corredores estreitos com o auxílio do trilho de guia, não é necessário um condutor.

A fim de assegurar a localização mais rápida dos itens desejados, à cada artigo é atribuído um número de área de armazenamento. Usando a câmera embutida em caminhões, o número de artigo na área de armazenamento é comparado com o número da mercadoria que pretendida para sair ou entrar, a fim de evitar o armazenamento ou retirada do objeto errado. 

Ainda no verão de 2006, as prateleiras foram entregues e instaladas profissionalmente pela OHRA. Graças à experiência positiva com o armazenamento de perfis, a Acerinox decidiu também planejar o sistema de armazenamento para a área de bobinas de fios com a OHRA, e dispor de meios mais eficazes para construir um sistema de estantes porta paletes único. 


Projeto de galeria