Ir para o conteúdo principal

ŠVELC d.o.o.

Depósito de madeira na serração

Maiores capacidades e acesso mais rápido graças as estantes com braços portadores

Na firma eslovaca ŠVELC d.o.o. as estantes com braços portadores da empresa OHRA , umas das maiores serrações da região, fornecem ao redor de 50 por cento de maiores capacidades no depósito de madeira. O depósito com três corredores e uma altura de 5,7 metros, é servido por empilhadeiras para corredores estreitos, com as quais pode-se aceder ao material armazenado de forma mais rápida e segura.

A serração estabelecida perto de Kokrica em Krnj produz pranchas, tabuões e madeiras perfiladas nas mais diferentes formas e comprimentos. Os clientes são tanto as empresas da construção e marcenarias, bem como utilizadores privados. No fim de 2011 a empresa ŠVELC instalou um novo depósito num salão de 50 x 20 metros para a armazenagem de diferentes produtos de madeira. O objectivo disso era aumentar as capacidades de armazenagem, melhorar os processos e armazenar o material de maneira mais segura.

Para isso, a ŠVELC decidiu optar pelas estantes com braços portadores da OHRA: Uma das razões de esta decisão foi que a especialista em sistemas de armazenamento e estantes, sediada nas proximidades de Colónia, Alemanha, utiliza exclusivamente aço termolaminado de primeira qualidade. No caso de colisões os portadores das estantes cedem elasticamente, porém mantém a sua elevada capacidade de carga vertical. Além disso, a OHRA mostrou-se flexível também na realização do depósito: Assim, por exemplo, o pavimento foi calculado pela OHRA, enquanto a instalação do sistema de estantes foi efectuada pelos empregados da empresa ŠVELC.

O novo depósito com três corredores e uma altura de 5,7 metros oferece no total uma capacidade de armazenagem de até 1.000 metros cúbicos. Os produtos de madeira são armazenados em quatro andares. Os braços portadores do sistema de estantes com um comprimento de 1.200 milímetros e carregáveis com 1.250 quilogramas são suspensos de maneira flexível e desviam choques, por exemplo, da empilhadeira. Além disso, o uso da empilhadeira é suportado pelos carris guia nas estantes: Na ŠVELC eles permitem o uso seguro de duas empilhadeiras com elevação combinada para 4 vias.

Com a combinação das estantes de braços portadores da OHRA e das empilhadeiras para corredores estreitos, não somente pode ser acelerado o acesso ao material, como também reduzir danos na estante e nas madeiras armazenadas. Ainda que com o sistema de estantes com braços portadores a capacidade de armazenamento foi aumentada em 50 por cento, o novo depósito oferece uma maior segurança para o estoque e um controlo muito melhor.


Projeto de galeria