Ir para o conteúdo principal

Röhrenhandel Appenzell

Estantes robustas, resistente às intempéries e também estéticos

Com as novas estantes cantilever e de paletisação da OHRA, a Röhrenhandel Appenzell expandiu a sua capacidade de armazenamento, por forma a oferecer um portfólio de materiais de construção ainda maior aos seus artesãos. Durante a conceção do armazém, tiveram de ser considerados requisitos estruturais especiais: as armações dos porta-paletes montadas no interior formam divididas para poderem ser levadas para a cave através de um elevador de mercadorias. As estantes montadas externamente são concebidas para suportarem elevadas cargas de neve e vento. A par disso, as estantes montadas nos limites do terreno apresentam uma fachada feita a partir de madeiras locais, para que se enquadrem esteticamente no plano paisagístico de Appenzell.

A carteira de produtos da Röhrenhandel Appenzell inclui artigos para engenharia civil, bem como para engenharia estrutural, horticultura e produtos em cimento gerais. Além disso, os artesãos encontrarão uma vasta gama de ferramentas e vestuário de trabalho. Para armazenar toda esta variedade de artigos, a empresa decidiu instalar uma mistura de estantes cantilever e porta-paletes da OHRA, que se encontram em parte num pavilhão e em parte no exterior. O novo armazém oferece espaço para cerca de 1000 paletes Euro e é servido através de empilhadores e porta-paletes de tesoura. 

A Röhrenhandel Appenzell já utilizou estantes da OHRA nos antigos armazéns e está convencida da robustez das estantes construídas a partir de perfis de aço de qualidade laminados a quente. Importante para a decisão foi também a possibilidade de adaptar as estantes às exigências da empresa: por exemplo, as armações dos porta-paletes instaladas no pavilhão tiveram de ser divididas, uma vez que o local de instalação na cave só é acessível através de um elevador de mercadorias. As partes foram então unidas de modo a poderem ser novamente separadas de forma não destrutiva, por exemplo, em caso de uma mudança. 

As estantes cantilever e de paletisação montadas na área exterior são dotadas de um telhado para proteger os bens armazenados; para este fim, a OHRA equipou as prateleiras com braços de telhado apropriados, o telhado foi construído por uma empresa de construção local. A OHRA concebeu a estática das estantes para cargas de neve elevadas de até 484 kg por metro quadrado e cargas de vento de até 110 kg por metro quadrado previstas em Appenzell. 

Ao mesmo tempo, as estantes externas tinham de cumprir os "regulamentos de segurança interna" aplicáveis em Appenzell: exigiram uma cobertura de telhado não lustrosa, um sistema de drenagem do telhado com retenção - no qual a água da chuva é retida do telhado de forma controlada por drenos especiais - bem como um revestimento das estantes do lado da rua com madeira local não tratada. Assim, as novas estantes misturam-se harmoniosamente no seu ambiente como um corpo modular.

Sobre Röhrenhandel Appenzell:

Já nos anos do pós-guerra, o cantão começou como autoridade pública na região de Appenzeller com a produção de tubos sob o nome de Röhri, mais tarde, a empresa deixou de fabricar os tubos em si, operando apenas no comércio de tubos. Em 2002 a empresa foi convertida numa sociedade anónima e desde então tem sido gerida em privado como Röhrenhandel Appenzell AG. Desde então, a gama de produtos tem sido continuamente alargada e hoje inclui, para além de vários produtos de engenharia civil, artigos para a construção civil e horticultura, bem como para as necessidades dos artesãos. A empresa vê-se a si própria como uma loja de "cash-and-carry", mas também entrega maiores quantidades diretamente na obra de construção com o seu próprio camião-grua. A Röhrenhandel Appenzell AG é agora líder de mercado na região, com cinco funcionários a gerarem, entretanto, vendas de vários milhões de francos suíços anualmente. 


Projeto de galeria