Ir para o conteúdo principal

Mebatex

Tubos pesados mais fáceis de manusear

A empresa checa Mebatex, que produz cilindros para a indústria de máquinas têxteis nas suas instalações de Brno, multiplicou a capacidade do seu armazém externo com estantes cantilever da OHRA. Até agora, os tubos de aço que servem como material de partida para o fabrico dos cilindros eram armazenados no chão. Com a utilização das estantes cantilever para cargas pesadas, a "terceira dimensão" pode agora ser aproveitada, o que, por sua vez, permite armazenar significativamente mais material na mesma área. Ao mesmo tempo, o acesso aos tubos necessários é acelerado e a visão geral de estoque é melhorada. 

O portfólio de produtos da Mebatex é vasto, como tal é necessário armazenar uma grande variedade de tubos a partir dos quais são fabricados os cilindros. Os novos produtos e o negócio em crescimento acabaram por exigir mais capacidade de armazenamento para os tubos de paredes espessas, de aço e de aço inox. Por conseguinte, a empresa decidiu substituir o armazenamento que ocorria no chão, armazenando os tubos e feixes de tubos em estantes cantilever da OHRA. 

O sistema de estantes da OHRA convenceu sobretudo pela sua robustez e estabilidade: dado que a OHRA fabrica todos os elementos de carga das estantes exclusivamente a partir de perfis sólidos de aço, estas oferecem uma elevada capacidade de carga e, ao mesmo tempo, uma construção estreita. Além disso, a OHRA adaptou as estantes exatamente às necessidades da Mebatex, para que os diferentes tubos possam ser armazenados de forma segura e eficiente. Para este efeito, a OHRA instalou duas filas de estantes de um só lado com um comprimento total de mais de 92 metros na área externa. 

Com uma altura de 3710 milímetros, as estantes oferecem até cinco níveis de armazenamento, cada coluna tem uma capacidade de carga de 4,4 toneladas. Uma vez que os cantilevers individuais são suspensos de forma flexível e não aparafusados às colunas, o número e o espaçamento dos níveis de armazenamento podem ser alterados facilmente e sem ferramentas. Cada um dos braços de 1800 milímetros de comprimento transporta uma carga de até 1100 quilos.  

Ao equipar o armazém externo com as estantes cantilever da OHRA, a Mebatex pode agora armazenar consideravelmente mais matéria-prima para a sua produção de cilindros. Além disso, os tubos necessários permitem ser alcançados muito mais rapidamente do que no sistema de armazenamento anterior que ocorria no chão, de modo a que a eficiência de todo o processo de produção também tenha sido aumentada. O tempo de trabalho anteriormente necessário para mover os reforços e materiais de reforço deixa de ser necessário e todo o manuseio foi consideravelmente simplificado. Ao mesmo tempo, o armazenamento do material em estantes cantilever permite uma visão muito melhor do estoque. 

Sobre a Mebatex s.r.o:

A Mebatex s.r.o. fabrica cilindros para a indústria de máquinas têxteis. A empresa foi fundada em 1995 pelos acionistas Brugman Maschinenfabrik bn Holland e Brigitte e Guntram Schneider em Brno, na República Tcheca. No início foram produzidos e soldados cilindros de guia simples, o processamento final efetuou-se na Holanda. Ao longo dos anos, foram criadas outras etapas de produção até que os cilindros de guia e os cilindro de compressão pudessem ser fabricados completamente em Brno. Ao mesmo tempo, foram iniciados os trabalhos de soldagem de componentes de máquinas, tais como caixas de lavagem, calhas de recozimento, recipientes, etc., feitos de aço inoxidável.  Em 2003 as ações da Brugman Maschinenfabrik foram adquiridas por Brigitte e Guntram Schneider. Nos anos seguintes, toda a maquinaria foi renovada ou ampliada. Atualmente, a Mebatex s.r.o. tem aprox. 40 funcionários e conquistou um lugar firme como fornecedor competente e confiável tanto para a indústria de máquinas têxteis como para outros ramos.


Projeto de galeria