Ir para o conteúdo principal

ITS Rotterdam

Depósito combinado com estantes com braços portadores e estantes de paletes

Estantes altas para materiais de construção e madeiras

Uma nova construção na empresa holandesa de comércio de materiais de construção e madeira ITS Roterdão, permite manter juntos num depósito tanto os produtos para a entrega como os produtos para armazenamento. O depósito está equipado com sistemas de estantes de 9 metros de altura da OHRA, com os quais foram criados mais do que 460 postos para paletes, bem como 396 metros de estantes com braços portadores.

A ITS Roterdão é tanto grossista de materiais para a construção e madeira, bem como mercado de construção para trabalhadores domiciliários e artesãos. Anexa também está uma marcenaria própria que fornece janelas, portas e caixilhos feitos por medida. Com esta combinação inusual a ITS ocupa com êxito um papel especial no mercado. Com o novo depósito na sede da firma em Roterdão os artigos para entrega e a mercadoria de grande volume que até hoje eram armazenados separados deveriam ser agrupados.

A empresa OHRA de Kerpen, Alemanha, especialista em estantes com braços portadores e estantes para paletes, forneceu as estantes necessárias para isso. A ITS não somente estava convencida da qualidade dos sistemas de estantes fabricados completamente com paredes de aços termolaminados normatizados, como também de que a OHRA oferecia com o seu conceito modular uma solução à medida para as tarefas de armazenamento no centro logístico da ITS.

Para armazenar madeira, placas e materiais de construção de forma óptima, a OHRA apenas em dois meses montou onze fileiras de 36 metros de comprimento com estantes de braços portadores, bem como duas fileiras de estantes para paletes. Com uma altura de estante de 9 metros a superfície disponível é utilizada da melhor maneira possível e os trajectos para a empilhadeira de quatro vias são reduzidos. As estantes para paletes com largura de 2.700 milímetros sobre seis níveis oferecem um total de 462 postos. As estantes com braços portadores permitem o armazenamento de placas e de madeira longa em nove níveis, o comprimento do braço varia entre 1.100 e 1.550 milímetros. Como a ITS também distribui madeiras duras, algumas zonas das estantes também são executadas como estante para carga pesada.

Na parte dos pés os carris guia colocados permitem a operação segura das vias de estantes de 2.530 milímetros de largura com empilhadeiras especialmente fabricadas para passagem estreita da Hubtex. Os primeiros três níveis das estantes servem para armazenar os artigos necessários para a entrega de encomendas e a parte superior oferece espaço para a mercadoria a granel.

Para um processo optimizado da construção a OHRA primeiro planejou as estantes e depois o corpo do prédio foi adaptado ao sistema de estantes. Isso exigiu a correspondente elevada precisão durante a execução da montagem das estantes, porém assegurou previamente ao cliente a optimização dos custos do investimento no prédio.


Projeto de galeria