Ir para o conteúdo principal

Dombal

Depósito externo com braço portador para madeiras de construção

seguro e protegido contra influências do tempo

Um sortimento de produtos em constante crescimento e a quantidade de acesso à mercadoria do depósito em ascensão foi a razão pela modernização do armazenamento das madeiras de construção da empresa polonesa de comércio madeireiro Dombal. Foram utilizadas estantes com braços portadores da OHRA que protegem a mercadoria das influências meteorológicas, não apenas graças ao teto integrado, como também a sua construção estável permite o armazenamento seguro dos pacotes pesados de madeira para clientes e empregados.

Dombal desde a sua sede em Varsóvia, vende madeira para a arquitectura de jardins (p. ex. cercas, pranchas para terraços e pavilhões para jardim), madeira de construção e mercadorias para equipar parques infantis. Além disso, a empresa oferece aos seus clientes diversos serviços, como construções feitas à medida, a execução de trabalhos de montagem ou o corte individual de produtos de madeira. Dessa forma a Dombal está orientada tanto ao designer de jardins como à empresa de construção o ao cliente privado. Assim no ano 2011 os 30 empregados atingiram um volume de vendas aproximadamente de 3,5 milhões de Euro.

As madeiras são armazenadas na área externa: madeira laminada e madeira de construção até pacotes de 10 metros de comprimento e outras mercadorias em diferentes pilhas pequenas. Para isso, a Dombal utiliza estantes com braços portadores da empresa OHRA especializada em sistemas de estantes sediada em Kerpen, Alemanha. Especialmente a construção estável das estruturas das estantes em perfis de aço termolaminado convenceu a Dombal: Em caso de colisões as estruturas IPE de paredes completas cedem elasticamente e mantêm as suas propriedades estáticas correspondentes às construções em chapa, mesmo com o trabalho pesado do depósito. Desta maneira o sistema de estantes cumpre com as mais elevadas exigências quanto à segurança.

Além disso, os braços portadores estão suspensos de maneira móvel e desviam no caso de choques da empilhadeira ou mercadorias, isso evita danos na estante e principalmente na mercadoria. Os braços estão suspensos numa ranhura de guia de 100 milímetros nas estruturas das estantes e podem ser cambiados de lugar sem ferramentas. A Dombal se utiliza disto para adaptar as distâncias dos níveis do depósito sempre às necessidades actuais. Na Dombal foram utilizados os braços portadores com um comprimento de 1200 milímetros e uma capacidade de carga de 800 kg por braço.

Para a Dombal um teto montado por cima das estruturas de 7 metros do sistema de estantes protege a mercadoria da chuva, neve e sol. A montagem do teto foi realizada pela própria Dombal. Para isso, a OHRA calculou as cargas devido ao vento e segundo isso efectuou a construção do sistema de estantes. Apenas após três meses, da planificação até a instalação, o sistema pôde ser colocado em funcionamento.


Projeto de galeria