Ir para o conteúdo principal

Carpintaria Schmidt

Carpintaria Schmidt: aumento de 40% da capacidade de armazenamento aproveitou a cobertura para instalar painéis fotovoltaicos

A sustentabilidade não é importante para a carpintaria Torsten Schmidt apenas no que diz respeito à madeira utilizada: A OHRA construiu um armazém cantilever para a empresa da Turíngia, que não só oferece mais espaço para placas e madeira maciça, como também suporta um telhado com sistema fotovoltaico por cima. Isto permitiu à oficina de carpintaria aumentar a sua capacidade de armazenamento em 40% e, ao mesmo tempo, gerar eletricidade a partir do telhado de forma sustentável para o seu próprio uso.

A carpintaria, situada em Pößneck, perto de Jena, desenha e fabrica principalmente peças individuais em madeira maciça ou a partir de materiais em folha de alta qualidade. Para este fim, a empresa geralmente obtém a madeira necessária dos madeireiros das redondezas, para que a gestão sustentável e as rotas de transporte curtas sejam fáceis de entender.

A sustentabilidade também desempenhou um papel no novo sistema de estantes com o qual a carpintaria pretendia criar espaço adicional para placas e madeira maciça: a estante de cantilever com 30 metros de comprimento fornecida pela OHRA suporta um sistema fotovoltaico que produz energia renovável para a carpintaria. Para este efeito, a OHRA forneceu a estante com braços de apoio e vigas de telhado especiais. Estes permitem uma inclinação de telhado ideal de 30 graus para o sistema fotovoltaico. O telhado em si é coberto com chapa trapezoidal. Toda a subestrutura, incluindo os montantes da estante cantilever, foi adaptada ao peso das células solares - afinal, os 60 módulos pesam um total de aprox. 1000 kg.

Com uma altura de 3740 milímetros em três níveis de armazenamento - o superior está a uma altura de 1700 milímetros - a própria estante de cantilever oferece espaço suficiente para as placas e a madeira maciça necessária na carpintaria. Os cantilevers com 1800 milímetros de comprimento, infinitamente ajustáveis, conseguem suportar até 400 kg cada um. A estante é unilateral, a parede traseira foi aplainada pela própria carpintaria - por isso a estante montada no limite da propriedade também funciona como uma parede de isolamento acústico.

Desde a adjudicação do contrato até à colocação em funcionamento, a OHRA concebeu o sistema de estante em apenas seis meses, apesar da construção especial exigida pelo sistema fotovoltaico. Há cerca de um ano, a estante produz eletricidade ecológica para a empresa. Além disso, a carpintaria Torsten Schmidt conseguiu aumentar a sua capacidade de armazenamento em 40 por cento. O conceito da estante cantilever permite um acesso rápido e direto à mercadoria armazenada. O que por sua vez, a par com os cantilevers livremente suspensos, permite evitar danos nas madeiras durante o armazenamento e recolha.

 

Sobre a carpintaria Torsten Schmidt:

O portfólio da carpintaria Torsten Schmidt, sediada em Pößneck, Turíngia, abrange desde portas e painéis frontais até janelas e móveis. A empresa combina maquinaria moderna com artesanato. A carpintaria funciona para além das fronteiras da Turíngia. Os escritórios de arquitetura locais e investidores privados são clientes regulares há anos.

 


Projeto de galeria