Ir para o conteúdo principal

AK 1324

AK 1324: Metal nobre em acesso rápido

Com novas estantes de cantilever, a empresa checa AK 1324, grossista e retalhista de produtos semiacabados em aço inox, consegue aceder muito mais rapidamente às chapas de aço inox armazenadas. No passado, os lotes de chapas eram armazenados uns em cima dos outros no chão do corredor, o que tornava o manuseamento mais difícil e resultava num grande dispêndio de tempo. Atualmente, as estantes cantilever da OHRA permitem o acesso direto às várias paletes individuais, o que não só permite uma logística muito mais eficiente, mas também reduz significativamente os danos nas chapas armazenadas. Além disso, o armazenamento em estantes de cantilever permite uma visão rápida das existências a qualquer altura.

Na qualidade de retalhista e grossista de produtos semiacabados em aço inox, a AK 1324 armazena uma grande variedade de diferentes chapas, tubos e perfis. As estantes de cantilever da OHRA tornam possível armazenar as diferentes variantes das chapas metálicas claramente separadas umas das outras. As chapas com até 3 metros de comprimento são armazenadas em paletes, as embalagens podem pesar até 2,5 toneladas. Graças às estantes cantilever, cada lote individual pode agora ser armazenado e recuperado sem ter de mover outros lotes de chapas. Deste modo, foi possível acelerar consideravelmente o acesso. Ao mesmo tempo que se reduzem os danos, que costumavam ocorrer repetidamente durante o manuseio incómodo dos lotes de chapa metálica no sistema de armazenamento em bloco.

A OHRA instalou duas filas de estantes de uma só face com um comprimento de 36 e 50 metros respetivamente para o armazém de chapas da AK 1324. As estantes oferecem oito níveis de armazenamento com uma altura vertical de 4310 milímetros. Com uma altura de 4310 milímetros, as estantes oferecem até dez níveis de armazenamento. Todos os elementos de suporte de carga das estantes OHRA são fabricados em perfis de aço de parede inteira e oferecem assim uma elevada capacidade de suporte de carga: cada braço cantilever carrega 800 quilogramas no armazém AK 1324, cada braço vertical pode ser carregado com até 5,6 toneladas. Também nos braços cantilever suspensos, a AK 1324 vê uma vantagem especial oferecida pelas estantes OHRA: estes podem ser ajustados a qualquer altura sem ferramentas, o que permite que a AK 1324 possa adaptar flexivelmente a altura dos níveis de armazenamento à espessura das embalagens das chapas metálicas e às novas exigências.  

A OHRA não só forneceu e montou as estantes, como também aconselhou a AK 1324 desde o início do planeamento. Deste modo, foi possível assegurar um fluxo suave do projeto, bem como alcançar uma maior capacidade de armazenamento com as novas estantes.

 

Sobre a AK 1324:

AK 1324 sro. é um grossista e retalhista de produtos semi-acabados em aço inox. Fundada em 1997, a empresa está localizada em Studénka, na República Checa. Para além de chapas, tubos, varas e perfis de aço inoxidável, a empresa oferece também a metalurgia de conjuntos pequenos e médios, em particular o corte de chapas até 120 milímetros de espessura numa máquina de corte a plasma de elevada tecnologia.

 


Projeto de galeria