Ir para o conteúdo principal

Desbox

SISTEMAS DE ESTANTES PARA ARMAZENAMENTO DE VEICULOS EM 5 NÍVEIS

A empresa OHRA fabrica sistemas de estantes para o armazenamento de veículos principalmente com 3 ou 4 níveis. Há pouco tempo foi instalado na Espanha o primeiro sistema de armazenamento com 5 níveis.

Nos últimos anos o desenvolvimento para a recuperação e a reciclagem de veículos usados tem continuado a avançar. Um novo passo é considerar cada veículo do processo de reciclagem como um elemento individual e único. Já não se busca mais no armazém por um modelo de veículo pelo ano aproximado de construção, mas sim por um determinado veículo sabendo que está disponível no armazém e que satisfaz exactamente os requisitos dos clientes internos e externos.

Hoje cada veículo é encontrado num local exactamente determinado e está disponível de forma rápida e simples. Com o sistema de estantes e um protocolo elaborado pelo reciclador o processo de reciclagem pode ser realizado de maneira eficaz. Desta forma, pode-se dispor das informações a qualquer momento para poder satisfazer melhor os desejos dos clientes.

Aplicando os mesmos critérios de selecção usados na compra de um veiculo novo ou de uma peça sobressalente na concessionária, a peça exacta necessária é encontrada. Hoje os estabelecimentos autorizados para reciclagem podem oferecer aos clientes as peças disponíveis que melhor satisfaçam as suas exigências. Um fato que ainda hoje ocorre com frequência é de que uma determinada peça adequada localizada atrás de outros veículos não está acessível no armazém e então o cliente tem que se conformar com uma outra peça que está mais à mão no momento. Isso já pertence ao passado.

Muitos países já começaram há muitos anos a utilizar sistemas de estantes para veículos que são produzidos por fabricantes especializados e que cumprem as extensas normas. Numa placa de características prescrita legalmente colocada na estante pelo fabricante, estão as características técnicas da peça, bem como os dados do fabricante. Estes dados podem ser visionados a qualquer momento pelas autoridades responsáveis ou pelas companhias asseguradoras para inspeções de todos os tipos. As últimas também podem ter acesso aos documentos nos quais está certificado o cumprimento das normas e que foram entregues ao estabelecimento de reciclagem pelo fabricante. Precisamente no armazenamento externo são utilizadas com frequência estantes nas quais a estática não pode ser comprovada, uma vez que as áreas com ventos ou terremotos são negligenciadas pelo planejamento deficitário.

Graças ao equipamento com sistemas de estantes os veículos podem ser armazenados e identificados perfeitamente e é possível ter acesso a qualquer momento a todos os veículos utilizando um simples método de registo. Além disso, os processos recorrentes e custosos de reorganização para ter acesso a outros veículos armazenados podem ser reduzidos. Isto também se faz notar nos custos fixos que constituem uma grande parte da eficiência e competitividade do estabelecimento de reciclagem.

Em alguns estabelecimentos de reciclagem ainda hoje é natural ter que reduzir a quantidade ou a totalidade das peças que chegaram até o estabelecimento em perfeito estado. Com o passar do tempo os veículos armazenados sofrem danos ou peças são perdidas, de maneira que a utilização já não é mais possível. As peças de chapa ou os acessórios externos são frequentemente inutilizados por choques ou esmagamentos.

Com a utilização de um sistema de estantes para cada carro que entra no estabelecimento é designado um determinado local, no qual o veículo permanecerá estável. Assim todos os elementos se manterão completos. Se no banco de dados está disponível uma porta do modelo “A”, pode-se estar seguro de que ela se encontrará em perfeito estado na hora que a precisar. O meio ambiente vai nos agradecer e a quota prescrita legalmente para a reciclagem e a recuperação de veículos usados poderá assim ser cumprida. Além disso, os efeitos econômicos para a empresa serão extremamente positivos. Já não se terá que aceitar perdas causadas por peças danificadas ou perdidas.

Os sistemas de estantes da nova geração fabricados pela empresa OHRA podem ser equipados com braços móveis ou cantilever se o cliente desejar, de forma que as possíveis colisões que antes provocavam danos graves no estabelecimento ou nos veículos, hoje já não têm consequências. A estrutura robusta de perfis em aço termolaminado e na parte externa com acabamento galvanizado a quente garante uma longa vida útil.

Estas estantes cumprem as normas europeias vigentes e podem ser comprovadas quanto a sua estática a qualquer momento.

Quanto à prevenção de riscos de trabalho já não é mais considerada a prática ainda muito propagada de empilhar um veículo sobre outro com o qual, entre outras coisas, o risco de queda é favorecido. Este risco pode ser evitado com a instalação de sistemas de estantes. Assim numa superfície do tamanho de um único veiculo podem ser armazenados até cinco veículos (em alguns casos mais).

Resumindo: a instalação de sistemas de estantes inspeccionáveis quanto a estática proporciona aos estabelecimentos de reciclagem mais ordem, limpeza, segurança e eficiência. Esta imagem é igualmente transmitida para clientes, autoridades, companhias asseguradoras, etc. Tudo isso causa um efeito positivo sobre as relações recíprocas.


Projeto de galeria